Acompanhe abaixo as verdades e os mitos sobre doação de sangue. Com esses esclarecimentos queremos que você se sinta mais preparado para doar. E lembramos que doar é um ato de generosidade, não é uma obrigação! Mas pense bem sobre o assunto, você pode ser o próximo a ajudar alguém.
Hemoce – Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo, Fortaleza – CE, 60431-086
Telefone: (85) 3101-2296
Verdades:
1. Diabéticos podem doar sangue.
Em parte isso é verdade. Nos casos em que a diabetes estiver controlada apenas com alimentação ou hipoglicemiantes orais, poderá doar. Se a pessoa tiver utilizado insulina apenas uma vez, isso já a impede de doar sangue.
2. Grávidas ou que amamentam não podem doar.
Verdade. As grávidas só podem doar após o parto e dentro de um prazo de 90 dias para as que tiveram parto normal, já as que tiveram parto cesariano apenas com 180 dias (para as mulheres que não amamentam). E as lactantes, que são as que amamentam precisam aguardar 12 meses após o parto.
3. Precisa estar bem descansado e alimentado.
Verdade. Não é indicado que doe sangue após ter praticado algum exercício físico de intensidade, sendo necessário aguardar no mínimo 5h para ir doar. Quanto a alimentação, é importante que esteja bem nutrido e alimentado com refeições leves e sem gorduras (não é necessário estar de jejum). Caso tenha ingerido alguma bebida alcoólica é preciso aguardar 24h para que seja feita a doação.
4. O peso é fator de influência para doar sangue.
Verdade. Para que possa ser feita a doação é preciso que a pessoa pese no mínimo 50kg.
Mitos:
1. O sangue acaba ao ser doado.
Mito. A reposição do sangue é feita pelo organismo naturalmente nas primeiras 24h e a quantidade retirada é pequena, levando em consideração o total de sangue existente no corpo humano.
2. Pode doar sangue mensalmente.
Mito. Não é indicado doar todos os meses. Para homens é bom que seja feita a próxima doação em um prazo de 60 dias e as mulheres em um prazo de 90 dias.
3. Idosos não podem doar.
Mito. Podem sim! Desde 2013 o Ministério da Saúde aumentou a idade para doações, atualmente pode ser doador quem tiver idade entre 16 e 69 anos.
4. Uma bolsa de sangue serve para apenas uma pessoa.
Mito. Cada bolsa coletada, ajuda até 4 pessoas. O sangue colhido será distribuído para os pacientes conforme a necessidade do organismo deles.